A Construmaq esteve no departamento de Carcinicultura da Unesp Jaboticabal, iniciando assim as campanhas deste ano de 2012.
Na ocasião foram feitas, em seis viveiros de camarões, duas sessões de amostragem, uma diurna e outra noturna, contando com 5 amostragens (quatro emissões difusivas e uma dessorção) por viveiro por período, totalizando 60 amostras, além de duas amostragens de emissão por bolhas com o auxílio de funis coletores.
Foi tambem efetuado treinamento no manuseio da câmara de difusão, que de agora em diante será feito pelo corpo de pesquisa do departamento, sendo que as amostras serão analisadas pela Construmaq.
Algumas imagens da visita:
Funis para coleta de gás liberado por emissão ebulitiva.
Instalando funis coletores em viveiro de camarão.
Funis coletores instalados.
Câmara de difusão montada.
Transferindo amostra para ampola gasométrica.
Fazendo a dessorção.
Jovens cientistas ambientais.
Início da amostragem noturna.
Inserindo um litro de ar ambiente na câmara.
Coletando amostra de água para dessorção.
Armazenando amostra de ar para análise de emissão difusiva.
Resgatando funil coletor com amostra de ar para análise de emissão ebulitiva.
Mais fotos do trabalho podem ser encontradas aqui.
O mundo da impressão em 3D encontra-se num momento similar ao que esteve o mundo da computação pessoal nos anos setenta, quando o conceito de um computador no lar não era comum. Não existiam computadores pessoais sendo fabricados em larga escala. A montagem de um computador, a partir de kits, e seu manuseio, exigiam conhecimentos tidos então como esotéricos. Enfim, a computação se popularizou, assim como o automóvel e outras invenções anteriores.
Existem alguns fabricantes vendendo impressoras 3D, tanto em kits quanto já montadas. Estas vão pelos nomes de Makerbot, Orca, Stratasys e Ultimaker.
Resumidamente, o primeiro passo é a definição do objeto 3D a ser impresso.
Corte transversal
Perspectiva
Uma vez definido o objeto, é necessária alguma ferramenta (da qual existem várias) que possa definí-lo numericamente, por exemplo no formato de arquivo stl. A ferramenta usada na ilustração abaixo é o OpenSCAD.
Do arquivo stl é obtido um arquivo no formato gcode. Para tanto, é necessário outra ferramenta (neste exemplo Skeinforge foi empregado) que efetue a conversão. O arquivo gcode descreve o processo de impressão, dividindo o objeto em camadas e definindo o percurso da extrusora para preencher cada uma destas camadas.
Nota-se que na renderização ilustrada, faltam as roscas e um sulco, além de um chamfro ter sido adicionado. O motivo destas modificações é que a impressora 3D necessita de um substrato. Assim sendo, as peças impressas deverão ser usinadas para finalizar este projeto.
Peças impressas
Por fim, um vídeo de nossa primeira impressora 3D imprimindo peças utilizadas na montagem da mesma. Cabe notar que o modelo Orca v0.30, é baseado no projeto RepRap, empenhado na produção de máquinas “auto-replicantes”, que sejam capazes de se reproduzirem.
A Construmaq teve um 2011 atarefado com 16 campanhas:
Fevereiro Apta Mococa
Março Batalha
Abril Caunesp
Maio Três Marias, Caunesp, São Salvador, Santo Antônio
Junho Batalha
Julho Tucuruí
Agosto São Salvador, Três Marias
Setembro Batalha
Outubro Tucuruí
Novembro Três Marias, São Salvador
Dezembro Batalha
Desejamos a todos nossos clientes e visitantes um feliz 2012 e oferecemos aqui o Calendário Construmaq 2012 (3,6 MB) disponível para download.
Calendário Construmaq 2012
January 5th, 2012 | Notícias | Tags: | Comments Off on Campanhas 2011