Calibração da câmara de difusão


É descrito a seguir o procedimento usado pela Construmaq para determinar o volume contido em câmara de difusão. Referência é feita à figura que mostra uma câmara de difusão em corte junto com o equipamento de calibração.

Para calibrar uma câmara se usa uma garrafa G previamente graduada em volume contido, e um “plug” P semelhante à tampa da escotilha da câmara, com a diferença que o plug está munido de tubo T, este tubo inicialmente fechado em sua extremidade inferior pela rolha R presa a um arame A.

Inicia-se a calibração abrindo a escotilha da câmara e pondo-a sobre água suficientemente ampla e funda, por exemplo a de uma piscina. Delicadamente, para não alterar o volume v contido, se insere o plug na escotilha de modo que ela fique bem vedada e o volume v de ar fique aprisionado. Este volume v se deseja determinar.

A garrafa graduada G é a seguir enchida com água e mantida emborcada. A câmara é então empurrada para debaixo da superfície da água e a garrafa emborcada é posicionada sobre o tubo T do plug como na figura. Ao puxar para baixo o arame A da rolha a extremidade inferior do tubo T fica aberta e o ar contido na câmara passa para a garrafa G emborcada, deslocando a água contida. Inclinando-se a câmara habilmente, várias vezes, se assegura que todo volume v de ar passou para a garrafa. Lê-se então na escala da garrafa o valor v. Para fazer a leitura corretamente é necessário manter a garrafa na vertical e, deslocando-a para cima ou para baixo, posicioná-la de modo que os níveis interno à garrafa e o externo coincidam.